O que é o NMPD?

Apresentação


Coletânea do Novo Movimento Poético de Dourados
160 p. ; 14x21cm | ISBN 978-65-87086-70-5

Os leitores terão em mãos a materialização do primeiro projeto literário do Novo Movimento Poético de Dourados. A ideia de um movimento surgiu no dia 20 de outubro do corrente ano, na cafeteria Cheirin Bão, em Dourados, com apoio da ADL (Academia Douradense de Letras), da ACAL (Academia Amambaiense de Letras) e da ALBD (Academia de Letras do Brasil, Seccional Dourados). Na ocasião acontecia o lançamento nacional de duas obras literárias: a Coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil, volume 4 e a Coletânea Cartografias do Coração, ambas pela Biblio Editora. A primeira idealizada e organizada pelo editor Rogério Fernandes Lemes e, a segunda, pelas autoras Adriana Ribeiro e Natália Tamara.

No referido evento compareceram várias pessoas ligadas às letras e à educação. Entre uma conversa e outra percebeu-se a disposição para publicação de escritos guardados por partes dessas pessoas.

Foi então que Rogério partilhou a ideia, com Marcos Coelho e Denise Caramori, da criação de um movimento poético local, onde seus coautores pudessem se encontrar, mensalmente, para partilhar suas produções. A ideia foi bem recebida e contagiou a todos, a ponto de se criar um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp com os interessados em se achegar ao que chamaram de NMPD. Após diálogos no grupo, Rogério recebeu a informação, professor Carlos Magno Amarilha, do Grupo Literário Arandu, sobre a confirmação da realização da II FELIT-MS (Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul), que realizar-se-á nos dias 29, 30 de novembro e dia 1º de dezembro de 2022.

A informação foi então partilhada no grupo e Rogério sugeriu criarem uma coletânea dos membros do NMPD para lançamento oficial na feira. Rapidamente iniciou-se a coleta do material dos coautores (foto, minibiografia e textos), bem como, o processo de editoração da obra, pela Biblio Editora. Ao todo são 25 coautores douradenses que trazem suas vozes literárias neste lindo livro que ora entregamos aos nossos leitores e simpatizantes.

Desse modo, o Editor e Escritor Rogério oficializou a criação do Novo Movimento Poético de Dourados com os presentes, constituindo seus fundadores: Rogério Fernandes Lemes, Denise Caramori, Marcos Coelho Cardoso, Eli Coelho Pereira, Aurineide Alencar, Cedúlia Pais, Mary Basalia, Ivete Lima, Diva Valente, Edilaine Nunes de Souza, Mailon Salina, Rose Rosendo, Ellem Cambranelli e Marisa Pereira dos Santos. Se uniram, posteriormente ao grupo, Henrique de Sousa, Val Nogueira, Vinícius Ferraz Martins, Valdereis Rocha Nogueira (Ziza), Moisés Crestani, Márcia Corrêa Sotolani, Carlos Amarilha e Antonio Carlos Ruiz. Na oportunidade encontrava-se presente a presidente da ALDB, a poetisa Odila Lange.

O projeto gráfico de capa da coletânea foi desenvolvido pela Biblio Editora, empresa literária douradense que atende autores em todo o Brasil.

Vale destacar a estreia de vários dos participantes em publicizarem suas produções literárias atingindo, desta forma, um dos principais objetivos do movimento: fortalecer a produção literária local e a formação de novos leitores.

Vida longa ao NMPD e à Literatura Brasileira!




Organizador/Idealizador do NMPD

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta ao NMPD

Prefácio de Marcos Coelho para a 1ª edição da Coletânea do NMPD

Coautores da primeira coletânea do NMPD